NÃO
VAI
TER
GOLPE!!!
NÃO
Other urls found in this thread:
revistapiaui.estadao.com.br
legio-victrix.blogspot.com.br
youtube.com
placar.uol.com.br
facebook.com
youtube.com
revistapiaui.estadao.com.br
youtube.com
youtube.com
theintercept.com
economist.com
brasilpost.com.br
theguardian.com
jornalggn.com.br
dw.com
youtube.com
en.wikipedia.org
podemos.info
youtube.com
youtube.com
wsws.org
wsws.org
movimentonn.org)
psol50.org.br
youtube.com
pagina13.org.br
novacultura.info
revistacidadesol.blogspot.com.br
exame.abril.com.br
oglobo.globo.com
politica.estadao.com.br
youtube.com
ponteparaofuturo.org.br
youtube.com
twitter.com
AVANTE COMPANHEIRO LULA E COMPANHEIRA DILMA!!!
HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE
Pô, fiquei estressado hoje. Aqui no 8ch tem uma board inteira só pra discutir políticas de esquerda. Nos chans brasileiros não tem a mínima chance disso acontecer. Entrei no 55chan e no brchan, mas qualquer coisinha que você diga que seja de esquerda, você já é banido.
E nem precisa ser no Holla Forums, quase qualquer board nesses chans é como se fosse uma colônia do Holla Forums. E olha que eu nem me importo tanto assim com esse tipo de coisa, mas esses malucos de chan são realmente muito extremistas. É tanto extremismo que nem dá pra saber quando é que eles estão só brincando, e quando é que estão falando sério.
Se bem que o Holla Forums aqui é só uma exceção. De um modo geral, o Holla Forums e o 4chan são cheios de fascistinhas também. Aliás o 55chan e o brchan já foram criados com a intenção de serem uma versão brasileira do 4chan.
Nesecitamos Holla Forums en otros idiomas.
Você foi banido no brchan? Eu já postei vários artigos de esquerda lá e nunca aconteceu.
We need /luso/ or /latinamerica/ threads in leftypol, like we have in halfchan /int/.
Não foi banido? Não é possível. Mas na verdade o brchan ainda é um pouco mais light do que o 55. Antigamente eu até postava algumas coisas no 55, só que o negócio lá tá ficando cada vez pior. E na verdade nem me interessa mais ficar frequentando aquela porcaria. Só tem tópico lixo, me dá nojo aquilo.
Bem, criar uma board parecida com o Holla Forums em algum chan brasileiro é impossível. Até esse Holla Forums daqui só existe porque no Holla Forums a criação de boards novas é livre.
Mas se quiser, acho que esse tópico aqui mesmo pode ser usado pra discussão em português, né? O problema é que o ritmo da board é bem alto, então se ninguém postar por uns 4 dias o tópico já é apagado.
Já discuti com um ancap no Holla Forums e postei uns três artigos do grabois lá e uns dois do legio-victrix (Blog natbol que tem ótimas analises geopolíticas na minha opinião) nunca fui recebido mal, já fiz até um fio denunciando o nosso neo-macarthismo tupiniquim e postando um texto do grabois, teve alguns anões que até concordaram comigo.
O segredo é ter paciência e não forçar, eu só posto sobre política quando abrem um fio com alguma pergunta ou quando leio algum artigo 10/10.
Fora que não é, e nunca foi, fácil ser de esquerda no Brasil não é de uma hora pra outra que isso vai mudar.
Quanto ao leftypol BR, um fio aqui tá de bom tamanho, eu até preferia que fosse um /luso/ ou um /latin/ para discutirmos com os tugas ou com nossos camaradas que vivem na vizinhança e que, na maioria das vezes, passam pelos mesmos problemas que nós.
Enfim, preparado para a derrocada do PT e ascensão do full neoliberalism?
user, PT is Neoliberalism
The ride is just getting faster
Há algumas semanas atrás já fizeram um tópico em espanhol pra América Latina, na verdade. Mas caiu naquele caso que eu falei, o tópico ficou uns 4 dias parado e foi apagado.
Num mundo minimamente normal, eu nem ia querer que o PT fosse eleito, mas é tudo tão louco que olha só a fila que tem pra substituir a Dilma: Michel Temer, Eduardo Cunha e Renan Calheiros. Só tem craque.
Infelizmente, vai sim.
Agradeça ao Konrad "Judeu" Scorciapino, que sempre forçou o olavetismo nos chans BR e sempre baniu qualquer pessoa minimamente esquerdista no 55 original.
Meua migo nem me fale, meu pai foi demitido na época da Marta em São Paulo, ninguém veio ajudar ele e os quase 200 colegas de trabalho , nem sindicato nem partido nenhum, me tornei esquerdista por causa disso.
Agora sinto um misto de felicidade (por estar certo em relação ao PT e obviamente por vingança) com medo (quem vai tomar no cu no final sou eu).
Also, acham que a esquerda pode reverter o jogo? Digo, boa parte da população quer a saída da Dilma por causa do corte de direitos, ainda há espaço para uma alternativa mais a esquerda, mas por outro lado não vejo nada de novo na esquerda, só a velha covardia acadêmica, a mania de militar para quem já é de esquerda e a disputa para ver quem é mais esquerdista.
We should discuss things in english, I think. Then we don't alienate from the discussion those who don't speak portuguese.
Idk user. Most of our "left" supports PT. And those from the left that don't support them are just fringe parties.
What social movement can be organized by these leftist parties to go against both the government and the opposition? I see none, today.
Tem tradutor pra isso. Este fio está expropriado em nome do proletário Brasileiro.
You should elect a businessman tbh. Argentina did it, Peru is about to do it, the US might do it as well. They're successful; they will know how to manage the country :)
O que você acha da Rede?
Quem vai ganhar nos EUA vai ser o Bernie, malandro. Mas se não for o Bernie, vai ser a Hillary, e não é possível que você goste dela.
I'm actually Hoping Trump wins, because of the global asspain that'll cause, I'm not American so I don't give a single caralho
Trump vai ser bom pros Estadunidenses (a população, não o pais), ele é um populista de direita no fim das contas, mas tem tendencias intervencionistas (não tão grandes quanto as de Ted Cruz) que podem gerar desastre.
Trump só dá Asspain em pseudo-esquerdas e guerreiros da justiça social de 1º mundo que estão alheios das consequencias de qualquer maneira.
Isso é quase literalmente o que meu pai e meu irmão disseram quando discutindo a situação do país:
"O Brasil tinha é que eleger um gerente pra ajeitar essa bagunça toda"
Não soube como proceder. O pior é que muita gente (proletários inclusive) concordariam com eles. Eu tenho pouca fé que o Brasil vá mudar esse cenário e tentar algo remotamente próximo do socialismo algum dia, principalmente depois que o PT começou a amarelar.
Meu blog favorito. Alguns conhecidos meus escrevem regularmente pra lá.
Não esperava ouvir falar dele aqui no leftypol, por ser um blog em maior parte tradicionalista e nazbol, coisas que os esquerdafags não curtem muito (o mesmo vale para os direitafags). É engraçado como, em alguns pontos, os tradicionalistas, stalinistas, fascistas e alguns grupos de esquerda concordam tanto e tem tanto em comum.
Also
O petismo redpill é uma farsa, anão.
Passe o endereço.
Googlando eu só achei o que está na pica relatada que é um blog para direitistas amantes de chapéu de aluminio recheado de teorias da conspiração sem pé nem cabeça.
PT = neoliberalismo disfarçado de socialismo
Esse Legio Victrix é o quê, tipo a Quarta Teoria Política do Aleksandr Duguin? Esse pessoal costuma seguir um espectro muito amplo, então tem algumas coisas que eu gosto e outras não.
Mas se for considerar essa turma do Eurasianismo e da Nouvelle Droite como um todo, eu só gosto mais mesmo é do Aleksandr Dugin e do Alain Soral. Os outros eu não gosto não - Guillaume Faye, Evola, etc.
Existem 300 grupos diferentes na esquerda, então qualquer um que você faça parte, sempre vai ter muita oposição. Seja trotskista, anarquista, mutualista, stalinista, etc. Uma das coisas que mais tem na esquerda é justamente isso, briga entre setores diferentes.
Yep, but the ride can get too fast for me.
Legal, se você gosta mais da parte político-econômica e economia heterodoxa indico também o grabois, que é a fundação ligada ao PcdoB, mas tenha um pouco de cautela, já presenciei eles distorcem certos fatos (como querer usurpar o o passado do antigo PCB e editar uma "famosa" entrevista do netinho).
Não sei se são de esquerda ou direita, pelo menos defendem uma política econômica mais a esquerda, tem bastante esoterismo e louvores a tradição, mas existem artigos muitos bons sobre geopolítica lá, por exemplo:
legio-victrix.blogspot.com.br
Na minha opinião, o único site marxista que tem artigos de qualidade sobre geopolítica como o legio faz é o grabois.
Alguem indo aos protestos hoje?
Sei que vocês são puristas ideológicos de mais pra isso.
Vou com minha avó,
meu pai ta indo nos protestos a favor
kek
ITS HAPPENING
Não, minha família tem trauma do PT (sou o ) e eu mesmo ainda tenho ódio do mesmo, fora que eu não conheço ninguém que vá.
E protestos não vão fazer a mínima diferença.
Not him, but I'm seriously thinking about voting for Marina Silva in the first round of a possible early election, just to force PSDB out of the second round. With all these dissatisfaction against PT, I think not even Lula can help them win another election, and it's better to have a center government than a full right-wing one.
About Rede, it really depends of how much influence Marina Silva really does have in the party. If they really decide to put in practice their discourse of "New Politics" and go to a more direct democracy approach, perhaps they can help in something, maybe someone could try an entryist anti-capitalist movement inside the party. But if it's all merely discourse and they are only "Marina's party" in the same way PT ditched Democratic Socialism to adopt a vague center-left populism and become "Lula's party" which is probably what will happen we will only see more of that Clintonian and Blairite Third-Way bullshit, and it doesn't help much with all her banker buddies.
My rationale for thinking of voting for her is somewhat like voting for PPK to keep Fujimorism from returning to power.
I'm still voting PSOL for legislative elections.
is there any chance that dilma doesn't get the impeachment?
If Dilma survives today's voting, how do you guys think the rest of her government will be?
>believing in a PT "turn to left"
Eu fiquei puto com a Rede porque eles já se declararam a favor do impeachment, e eu já decidi que não votarei mais em nenhum candidato que tenha sido a favor. Esse impeachment é ilegal, afinal de contas.
Mas, tirando isso de lado, eu não sei o que vai ser da Rede. Parece que tem muitos políticos que sempre foram de esquerda, mas nas últimas eleições eles se aliaram com o PSDB no segundo turno, assim como o PV fez também.
Daqui pra frente o PT vai só pra direita, mas não tanto quanto um Bolsonaro da vida.
Aren't Molon and Aliel Machado voting against?
youtube.com
It's all over, comrades.
Who ready for the civil war?
If only we had another Garibaldi, user. If only.
Welcome to the Evangelical State of Brazil.
Now tell that to the leftists who see no need in anti-religious propaganda.
The Right is. The Left isn't.
The_ride_never_ends.jpg
Queria estar morta.
Who?
Feliciano e um outro deputado que eu não lembro o nome.
O ""Centrão" ainda é um milhão de vezes melhor que qualquer governo que dê qualquer voz que seja para os evangélicos e Bolsonaros da vida. Temos que ser fortes para poder construir a esquerda pós-PT quando essa merda toda acabar, companheiro.
Infiltrar a Rede é a nossa melhor chance?.
Tenho a impressão que o PSOL está muito preso a idpol mas posso tá errado.
Rede is more neoliberal than PSDB, CIro is best option for short term, but we best chance is make another party, PCTB maybe?
Rede and PSOL seem to get along pretty well on the Congress, since they're the only opposition parties who focus on human rights issues and talk about reforming the political system. I wonder if it's possible for a electoral alliance between the two, in the likes of Spanish En Comúns and Mareas.
It seems like PSOL still wants to build a "Left Front" candidacy, though.
Por mim o PSOL está completamente virado para Idpol, o que é uma pena. Talvez eles até possam colocar um candidato melhor do que a Luciana Genro na próxima eleição, mas não tenho ideia quem possa ser.
Luciana Genro deixou um gosto ruim na ultima eleição com aquelas frases clichês. Gostava tanto do Plínio e eles vem com uma candidata dessas logo depois. Triste.
Also, não consigo entender como as pessoas são tão estúpidas. Elas ao menos sabem que o Eduardo Cunha vai ser vice presidente com essa merda? Pior ainda é ver a inocência de alguns ao falarem que depois do impeachment vão lidar com o Cunha.
PSOL não vai conseguir ganhar nada, a melhor chance que ele tinha era a Heloísa Helena e ele jogou fora, o REDE tem chances reais mais é mais neoliberal que o PSDB.
Fixado.
Desinformação e forçações ideológicas. É assim que o 55chan sempre sobreviveu. Pensam que estão defendendo o anonimato quando banem aqueles que estão fora da esfera ideológica deles, quando na verdade só alimentam cada vez mais um circlejerk, impossibilitando o aumento na qualidade do conteúdo. Vivendo o dia a dia em contradições.
A ironia é suprema.
Probably a stalinist tbh.
What you guys think of this guy?
Who's winning?
Less, comarade. They have some historical leftists like Alessandro Molon (ex-PT), Aliel Machado (ex-PCdoC), Randolfe Rodrigues (ex-PSOL) and Heloísa Helena (ex-PSOL). And while their dicourses don't go much beyond a diffuse "another politics is possible", without adressing capitalism as a issue, it's not much different than what PT does (but with "social politics" instead of "new politcs"). And yes, there seems to be a big Third Way "the market is not so bad, guys!" faction inside the party, but maybe it could be susceptible of pressure from social movements, but I wouldn't really count on it. But saying that they're more neoliberal than PSDB is like saying that Obama is more neoliberal than the Republican Party (and I think Marina Silva will be a disappointment like him).
I'm not sure about voting for a oligarch. As a important minister, ok. But as president? I'm afraid he might pull a Putin-like move.
kek
I'm from Alagoas, she is not capable of building a mass movement, she is always with this "holier than thou" attitude, going for that messianic attitude that helps to depoliticize everything. She is in the right place together with Marina Silva, they're like "best friends forever" now. She even asked her electors to vote for Marina on 2010 and 2014 elections, while still in PSOL. One of the reasons she left the party is because she was against marijuana and abortion legalization.
I think she is not even capable of being elected a senator anymore, since their oligarch enemies pinned on her that image of "the woman who complains a lot and never does anything". Maybe it could change in the nest elections, since all three of our senators are involved on Lava Jato scandals.
Really? Because for me it's PCdoB and PT who are going for Idpol and post-modernist bullshit, with all this "the Casa-Grande gets mad when the Senzala learns how to read!" and "now the poor people travel on airplanes!" stuff. The more active tendencies inside PSOL are pretty Anticapitalist and their intelligentsia always insist on the issue that we need to build a alternative to late stage capitalism. While PT and PCdoB intelligentsia seem to be doing every sort of intellectual juggling to justify even the most indefensible acts of the government. See Marilena "THE MIDDLE CLASS IS FASCIST" Chauí, Emir Sader calling anarchists "fascist sellouts to the USA" and the eternal "there will be a turn to the left now, guys, we swear!
Is it because of "modern pro-LGBT post-modern activist" slang being overused? All of this "Luciana lacradorx!" gets me on nerves as well, but I see this also on PCdoB, PT and even anarchist militances.
By the way, I agree that Luciana Genro is not leadership material. If I had to chose a PSOL candidate for president, it would be Chico Alencar or Ivan Valente.
No one, we all lose.
JK, the coupists are winning placar.uol.com.br
fixed
rip
I know some anarchist organizations and they are all infested with idpol. And all they do is whine about muh privilege and defend Dilma, because, ya know, she's woman.
Fuck everything
Bolsonaro just celebrated the 64 coup and a defended a military torturer in his vote.
W-what did you expect?
There is always PCB.
Paredón.
facebook.com
Holy fucking shit, this guy deserves to be PSOL's candidate.
The economist behind marina are very neoliberal, like Alexandre Rands and André Lara Resende.
And i dont see a leadership in Heloisa, but with she PSOL do the best elections since it was created.
About PSOL in nowadays, i think in the first mention about abortion or drugs he is out of the game.
absolute madman
nai vai ter golpe vai ter luta :^)
PSOL was Left Bloc in Portugal 16 years ago now they are the third biggest party. Step by step they will get there with social issues.
Are they still with her? I heard that some of these more neoliberal people left the party, like Walter Feldman (who used to be from PSDB and was one of the founders of Rede and is very neoliberal), left the party to assume a post on CBF.
It's because her platform was basically a bland anti-corruption discourse. I said before I'm from Alagoas, and I have always voted for her for senate elections, but some of her electors would probably vote for the likes of Bolsonaro if they lived on Rio.
True, Brazilian society is still pretty conservative about this stuff. If they wanted to be more "competitive", they should focus more on issues that resonate better with the average worker. But they're the only party who denounce stuff like the war on drugs, police militarization and other more taboo progressive issues, it's necessary for them to keep talking about those issues.
I want to believe.
Explique. Lula cortou laços com boa parte dos conglomerados de mídia e a direita já tem uma causa construída.
Eu não vejo como o PT iria em qualquer direção fora a esquerda.
Indefensável? Com certeza. Ilegal? Provavelmente não, o legislativo vez tudo que pôde para impedir que a Dilma solucionasse a economia e agora a culpam por isso, mas é o que é previsto na constituição.
Bourgeois Democracy not even once.
A classe trabalhadora e os pobres do Brasil são aqueles com maior ligação á religião.
Os "coxinhas" são coxinhas por serem yuppies, Liberais genericos.
LGBT, movimentos negros entre outros são o que enfraquece a esquerda. Nenhuma luta fora a luta the classes.
voltei
Try saying that out-loud in any leftist organization here, nowadays.
Quanto tempo vocês acham que levará até a maior parte da esquerda brasileira aderir de vez às IdPol e esquecer completamente a luta de classes? Dou no máximo uns 8 anos.
It's already happening. My guess is that 2018 will be full idpol already
This:
Júlio Prestes tremendo no túmulo.
Quando deu tudo errado?
Tendo visto o pessoal do Nordeste com 1 metro e meio por má alimentação isso é imperdoavel.
We are still a highly unequal developing country, class politics is still going to be important for the left for a while. Maybe it will lose some relevance, but will never disappear completely.
The left resurgence is a global trend, see the popularity of Bernie, Corbyn and Pablo Iglesias. Maybe we will have to endure a right-wing government, but while there is still capitalist oppression, there will be hope for building a class conscious mass movement.
But academic left (especially anglo-saxon post-modern academia cocksuckers) will have stop from being the priority.
Luís Carlos Prestes*
shameful display.
vou cometer Seppuku agora.
Que é o que impede eles de votar no seu interesse.
Assim funciona Ideologia, querido.
Não acho que será tão rápido assim, mas noto que nas propagandas políticas estão falando muito nas minorias quando deviam falar mais dos trabalhadores.
DO NOT LOSE YOUR HOPE, COMRADES
We endured a military dictatorship, it is not some half-assed soft-coup that will end the Left. We may lose today's battle, but the fight still goes on.
WE SHALL OVERCOME
Quando a URSS caiu e a social-democracia recapitulou, não temos um projeto, sendo assim é fácil que pautas secundárias tomem conta da esquerda.
No Brasil ainda temos várias questões que favorecem o avanço dos xuxalistas e "empurram" setores de massas ao fascismo ou a despolitização (senso- comum conservador, uma esquerda covarde e sectária, um sistema fiscal que proporcionalmente cobra mais dos mais pobres…)
Mas não é como se tudo estivesse perdido, o capitalismo continua criando contradições.
Despolitização, moralismo.e falta de consciência de classe.
Com a queda do PT eu acho que irão engatar full idpol, principalmente pelo protagonismo do PSOL.
But, then again, all we can do is "endure".
When is the left, when are we, going to do something - besides let everybody fuck us over?
É ilegal sim, com certeza. Um presidente só pode sofrer impeachment se cometer algum crime.
No caso do Fernando Collor, ficou comprovado que ele desviou e usou dinheiro público. No final das contas, na verdade foi o Collor que renunciou por conta própria. Mas a Dilma não cometeu nenhum crime.
A justificativa que eles dão é a de que ela cometeu pedaladas fiscais. Mas todos os presidentes, tanto o FHC quanto o Lula quanto a Dilma fizeram esse negócio de pedaladas fiscais em todos os anos, e ninguém nunca tinha reclamado antes.
Mas mesmo que fazer pedaladas fosse ilegal, as acusações são referentes ao ano de 2014, no mandato anterior dela. A justificativa para o impeachment, de acordo com a lei, sempre tem que ser referente a algo que o presidente fez no mandato atual.
Placar atual da votação:
A favor do impeachment: 312
Contra o impeachment + abstenções: 105
Pro impeachment ser aprovado, são necessários 342 votos a favor. Muito provavelmente vai ser aprovado.
Mas tem que lembrar que essa não é a votação final. Depois ainda vai pro Senado.
It's on 330 pro-impeach X 124+8 anti-impeach+abstentions now.
Results on real time here: placar.uol.com.br
A ironia é ver como pessoas que se dizem anarco-feministas votam na Dilma no Brasil, ou na Hillary, no caso dos EUA, só porque são mulheres. Mas pô… elas não se dizem anarquistas? Mas apoiam uma presidente assim mesmo?
Existe algum partido no Brasil que milite a favor de instrumentos de democracia direta dentro de sindicatos ou do próprio partido? Depois daquela greve dos garis ando pensando que os partidos e os sindicatos não tem muita representatividade e se deveria repensar a organização dos mesmos.
Meu medo é que se a esquerda se agarrar só as idpol vai acontecer de as minorias que podiam virar socialistas vão se importar só com idpol e esquecer a classe baixa, por outro lado as maiorias que podiam virar socialistas vão se sentir ofendidos e se tornarem mini-Bolsonaros.
What's the makeup of the Senate?
Sinto falta desse Clárion.
youtube.com
5 votes for impeachment.
It's over, PT is finished.
Long live Brizola!
Passo na câmara.
You left me to die alone, by my own hands.
Now you shall die by yours.
Impeachment authorized.
Gonna drink.
Social-democracia sempre foi uma porcaria desde o início. Lembrando que até o PSDB se chama Partido da Social-Democracia.
Na verdade, quando acabou a ditadura militar, a direita estava com uma má fama enorme, então nenhum partido ousava se classificar como de direita. Se fosse hoje em dia provavelmente o PSDB teria outro nome.
Mas agora que o tempo passou a direita está se assumindo novamente. Eu pensava que ela ia tomar mais cuidado pra se apresentar como mais democrática dessa vez, mas ela já caiu de cara no golpismo aberto mesmo. Eu sempre pensei que ditadura militar era uma página virada na história brasileira, mas tem gente que defende abertamente golpe militar também. O único azar desse pessoal de direita é que o Exército nem tem vontade de dar um golpe hoje em dia. Por outro lado, eles ganharam um reforço com o Judiciário e com a Polícia, que têm cometido vários atos ilegais recentemente.
E a mídia também é claramente golpista hoje em dia. Isso é péssimo, porque a TV é que acaba manipulando as opiniões da maioria da população. Isso dá um incentivo enorme para partidos como o PMDB ficarem apoiando golpes como o de hoje.
Depois do PT ficar mais de 12 anos seguidos no poder, a direita perdeu a paciência com democracia. Até se nas próximas eleições o Lula for eleito, provavelmente a direita vai dar outro golpe. O único jeito de barrar isso seria com um Congresso com uma maioria confortável de esquerda, sem nenhum Centrão como o PMDB para atrapalhar.
Contra burguês, vote 16. Eu sei que eles são bem ativos aqui no Rio, não sei pelo Brasil a fora.
Você fala como se não fosse sempre desse jeito.
Mas é impressionante a cara de pau da direita. Mostra que a ditadura ainda é uma ferida aberta e não uma cicatriz qualquer da nossa história.
Tanta má fama que o Collor se elegeu por um.
Concordo, mas o único lugar aonde se poderia lutar pela hegemonia é a internet e ela é abertamente mais direitista que a Globo, temos que rever isso.
Com o avanço das igrejas pentecostais, a tendência é que aconteça o contrário, o que teria que ser feito é construção de um partido que conseguisse politizar as classes C,D e E e que se revesse a nossa organização partidária.
O PSTU? Nunca vi eles defenderem mecanismo de democracia direta nos sindicatos ou dentro do partido, o senhor teria algum link?
Existe uma certa contradição na política atual, porque antigamente quem era da vanguarda em ser cristão costumava ser o pessoal de classe média e classe alta. Mas hoje em dia as pessoas mais religiosas são os pobres. Isso é um dos fatores para que a direita populista consiga tanto apoio entre os trabalhadores, não só no Brasil como em vários países.
Hoje em dia quem é rico nem costuma ser religioso, como alguém já até disse aí em cima. Então eu acredito que a tendência é que com o passar do tempo a esquerda é que vire a principal defensora dos cristãos, principalmente se a quantidade de católicos e evangélicos diminuir a ponto de eles virarem uma minoria. Até mesmo hoje em dia, a esquerda já defende abertamente o Papa Francisco, por exemplo.
Pra aumentar ainda mais as contradições, os trabalhadores mais pobres nem se importam muito com esse negócio de idpol. E se você for prestar atenção, quem é de classe média e classe alta nem costuma ser contra idpol, pelo contrário na verdade. Se você pegar a mídia, tanto na Veja, quanto a Globo, qualquer uma delas, todas são a favor e vivem publicando matérias a favor de idpol, e não contra.
And I been telling for a long while that the left can't get arround if they continue being fedora tippers.
Even on Holla Forums there is a very thick feeling of elitism.
Cria cuervos y te sacarán los ojos.
...
A esquerda apoia o Papa Francisco porque o Papa Francisco tem relações boas com a Esquerda (os direitistas acham que ele é o anticristo e o caralho).
Mas isso é só uma tangente e você tem razão no geral.
There is a contradiction beetwen having a coherent social ideology based on rigorous principles and so on, and living in the real world. It is a fact that the left need to appeal more to religious people right now.
> the left need to appeal more to __
The left needs to stop caring only about imediate results in bourgeoisie elections and start building class consciousness of the worker masses and help to build an alternative program to neoliberalism. "Appealing to the religious people" is as much of idpol as "appealing to people of color" or "appealing to LGBT".
What got us on this fucked up situation was PT giving up democratic socialism and real reforms to pursue a vague social liberal economy with some small gains for workers, but these always submitted to riches gains. But instead of going for the "responsibility" discourse of the Third Way they kept a vague populist left-wing discourse, not materialist, but moralist. And when you have uneducated masses, pointing of that the bad measures of PT government were right-wing measures do nothing, they're going to see the red star on the party banner and assume everything bad happened because of "those corrupt socialists".
Lula speaking about "the greedy elites" do nothing when people see the PT high-ranks as "corrupts that became rich by stealing money that should go to schools and hospitals". And it might have be tolerable for them when the country experienced economic growth and everyone profited in one way or another, but now we are in recession and the "left-wing" government is imposing austerity measures.
The only way out of this is paying attention to the real necessities of workers and bringing out who benefits from all of this shit. For example, half of the taxes are destined to paying off the interests of the public deficit, while public education and healthcare receive cuts.
still hearing
And speaking of public debt, isn't it funny how the corrupt and right-wing conservative congress approved an audit of the public debt, and issue that has been brought up initially by the Left (specially PSOL, which is being called "too idpol" here)? Just for Dilma to veto it?
Like said, the Left Bloc in Portugal used to have mediocre voting and was considered "too new left", in a country where more than 90% of the population is catholic. And now it's the third biggest party, surpassing the Marxist-Leninists of PCP.
Fixed.
Is anything programed to tomorrow? Is the left taking the streets? We can't allow a Temer government, we all know it will be a de facto PSDB government. I wouldn't be surprised if José Serra or Aécio Neves get nominated Chief of Staff (Casa-Civil) and act as some sort of Prime Minister.
Caralho, aqui eu me sinto seguro. Os fascistinhas dos outros chans BRs, contaminados pelo pensamento de gado, estão contaminando tudo.
CARALHO, COMO O BRASILEIRO É BURRO, PUTA MERDA.
SÓ VI PETISTA FALANDO A VERDADE HOJE. ESSE IMPEACHMENT É GOLPE, MAS QUE MERDA, É ÓBVIO ISSO. SÓ TEM CORRUPTO REACIONÁRIO, CONSERVADOR E RETARDADO NAQUELA PORRA, PUTA QUE PARIU!
EX-BOLSOMINION AQUI, ME SIMPATIZEI FORTEMENTE COM A ESQUERDA DEPOIS DE VER TANTA VERGONHA NA MINHA TELEVISÃO.
Nem sei quais estão no ar ainda, lel. O último chan em português que visitei foi o PTchan, os channers tugas são fixe.
Caralho, Holla Forums, nunca desapareça. Para mim, vocês são um pingo de racionalidade no meio desse fuzuê infantil político.
Onde? Como? Nunca tive essa impressão deles
Seu idiota, você não se conforma com as idéias que a classe trabalhadora tem que favorecem o status quo, você combate elas. Pessoas mais pobres *sempre* foram mais conservadoras em vários aspectos, e atacar esse conservadorismo é uma parte essencial da praxis revolucionária.
Um brinde aqui pra todo mundo que tem amigo "esquerda anti-governista" bocó comemorando o golpe e falando que Cunha é o próximo.
Sinto mais ódio dialogando com esses do que sinto dialogando com conservadores.
São retardados mesmo, puta que pariu. E geralmente apoiam o PSTU.
Vai na rua com eles e ajuda a derrubar o Cunha e Temer, ué. Ô esquerda covarde essa brasileira.
Eu sempre gosto de manter fascistas por perto (e de ler os sites deles de vez em quando) justamente pra não ter segurança. Ficar numa bolhinha de eco é a pior coisa que a gente pode fazer.
O que aconteceu com ele?
Armed struggle when?
Esquerda, como vocês explicam o desemprego e a recessão econômica que está acontecendo no Brasil?
Minha nossa, mas que estratégia brilhante! E quando isso acontecer fazemos o quê? Vamos "pras ruas" derrubar um por um até … o capitalismo desaparecer, imagino?
E ainda somos chamados de "covardes" por não estarmos envolvidos nos mesmos delírios e ilusões confortáveis desse pessoal.
Nós não temos armas de verdade. Permitimos que nos fossem tiradas.
Isso é tão ultrapassado.
Tu é um daqueles caras que acha que Primavera Árabe aconteceu por causa do Twitter?
...
Então vamos ficar em casa resmungando contra a "esquerda anti-gvernista" enquanto um governo de extrema-direita vai cortando todos os nossos direitos.
A votação já acabou, agora só resta partir para a luta.
/r/ refúgios brasileiros esquerdistas como esta board.
...
Ouvi falar num tal de /r/BrasildoB no >leddit
Why.
Not "for Dilma", but against Temer.
Between the 5% most riches, Bolsonaro leads the presidential race.
AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA
Criticar Social-Democracia é certo e justo, mas sob a condição de que exista algo fora da esfera de política eleitoral pra substituí-la.
O grande problema pra esquerda do Brasil é que, depois do PT, não existe nada. Fora eles, só temos mini-partidos com grandes ambições que são inversamente proporcional com a influência política deles (e.g. PSTU e seus gritos pra acabar não só com a Dilma, mas com o sistema todo) ou outros partidos de "centro-esquerda" que estão à direita do PT. Por isso que não podemos cair na armadilha de simplificar sentimentos anti-Reformismo e anti-Estado e tentar aplicar uma mentalidade vinda de um contexto totalmente diferente à nossa situação de hoje.
Nas circumstâncias em que o debate Revolução vs Reforma foi moldado, o lado da Revolução tinha um poder institucional grande, a Segunda Internacional era incrivelmente bem organizada: tinha fundos, tinha ligação com sindicatos, inúmeros jornais por toda a Europa, contatos no exército, governo, etc. Os revolucionários após a dissolução da SI fizeram uso de todo esse aparato em um momento de crise, e depois disso puderam contar com ajuda do governo Soviético.
Hoje, isso não faz sentido. Ser "mais à esquerda que os políticos de esquerda" geralmente traduz em ter opiniões radicais sem nenhum mecanismo pra ajudar a transformá-las em realidades, exceto um protestinho besta aqui e ali.
Por isso que anti-Governistas, anti-Reformistas e pá tão perdendo seu tempo. Tão tirando a única coisa que temos sem ter idéia do que vão colocar pra substituir. Social-Democracia é ruim, mas se é a única coisa que temos por enquanto, é nosso dever defendê-la, e concomitantemente tentar estabelecer um órgão revolucionário fora da política eleitoral.
Se algum dia fizerem um filme da Dilma, essa parte vai ter a trilha sonora:
They're gonna fuck up everything, aren't they?
Desperate times, desperate measures.
Pra mim a recessão está acontecendo por causa de 4 fatores:
1) O crescimento na época do Lula se deveu, em grande parte, ao fato de uma boa parte da população ter passado da classe baixa para a classe média-baixa. Com esse aumento de renda, essas famílias passaram a consumir produtos que elas não consumiam antes, o que aqueceu a economia. Mas esse fenômeno já acabou durante o governo da Dilma.
2) A economia brasileira ainda é pouco diversificada, e é muito puxada por produtos de baixa tecnologia, como alimentos e minérios. E o preço desse tipo de produto abaixou recentemente a nível internacional. O Brasil estava se dando bem exportando esse tipo de produto para a China, mas recentemente a China está importando menos do Brasil, o que prejudicou a nossa balança comercial externa.
3) Recentemente o bloqueio comercial feito em cima do Irã foi levantado. Com isso, o Irã pôde voltar a exportar petróleo. Como o Irã nada em cima de petróleo, eles saturaram o mercado internacional, o que fez com que o preço do barril de petróleo despencasse, o que acabou prejudicando o Brasil (e mais ainda a Venezuela, que é altamente dependente das exportações de petróleo).
4) Os próprios políticos de oposição no Brasil, que são tão fanáticos que querem ver o circo pegando fogo mesmo, desde que isso prejudique o PT.
Eu ainda acho que o Lula vai ser eleito nas próximas eleições. Mas se o PT cair demais, a esperança é que o PDT cresça e substitua ele. O PSB já virou um PSDB 2, não tem mais jeito.
E esses outros partidos como PSTU, PSOL, PCB, PC do B, etc., tinham que parar com tanto sectarianismo, se unirem num partido só para terem alguma chance de serem minimamente representativos na política.
A isenção fiscal durante a época da "marolinha" junto com a manuntenção do patamar do gasto com as políticas sociais mesmo com a arrecadação caindo também foi um fator.
Só complementando. As absurdas taxas de juros são muito prejudiciais ao capital produtivo, que gera empregos (e também sangram os cofres públicos).
Produzir também ficou mais caro graças aos aumentos no preço da energia elétrica e da gasolina (todo transporte no brasil é feito por caminhões já que nossa malha ferroviaria é nula) no inicio de 2015, elevando os preços dos produtos (inflação galopante).
O compromisso do PT com os banqueiros e especuladores acabou esvaziando os cofres públicos através da dívida, não podendo mais segurar com isenções o crescimento. Em busca da austeridade pra garantir o pagamento da dívida, em vez de diminuir os juros (os titulos da divida correm pela SELIC se não me engano), resolveram foder com o trabalhador com retirada de direitos (previdência e as terceirizaçoes) e corte nos gastos de saúde e educação para o mínimo previsto.
PSTU is already talking about a general strike. Again.
Jesus.
Oh boy
why do you guys say that the impeachment is illegal?
No proofs that the president committed any crimes were provided.
The accusation about fiscal responsibility could be made to any mayor, governor and so on.
É hora da esquerda brasileira se unir.
Basta de sectarismo.
Basta de pós-modernismo.
Basta de egoísmo ideológico.
É hora de lutarmos em conjunto contra a ascensão do pensamento fascista que se aproxima.
VIVA O PODER POPULAR!
What do you mean? Unite under PT's flag?
I don't see any social movement of the left against both PT and its opposition.
Acha que a esquerda brasileira vai ser fraquíssima por pelo menos uns 10 anos, até lá a extrema direita se fortalecerá.
Ainda bem que já estava me preparando pra meter o pé daqui mesmo.
mama mia equiladas pina colada
jesus christ is there a rule against not using english on this board?
Go back to the workshop, Charlie
brasilpost.com.br
Ok, nenhuma solidariedade com Marina ou com a Rede.
So my Brazilian comrades, what are your opinions on the impeachment, and the PT in general?
PT betrayed the working class in the past, take a look on Lula's "Open Letter to the Brazilian people".
They're paying for that, because the sectors and parties they supported now want to get the power from them. Only a matter of political interest, common in the bourgeois democracy.
Any thoughts on how the current situation will affect real left wing politics?
It won't affect, since our political left is full of sectarism and socdem toughts.
But maybe it's a chance for marxist groups to rise.
I doubt it user. Nothing but idpol groups are going to emerge from now on
I hope you're wrong, user.
I hope I am
too
Uma das coisas mais irônicas nessa história é que o Michel Temer também praticou pedaladas fiscais. Então pra ser coerente, se a Dilma sofrer impeachment por causa dessa justificativa, o Michel Temer também tem que sair.
Mas na verdade essa justificativa não faz sentido. Pedalada fiscal não é crime. Eu concordo que seja má prática administrativa, mas mesmo assim não é crime.
Nesta semana ou na semana que vem, provavelmente o Senado vai decidir se abre o processo final ou não. Se eles abrirem, a Dilma vai ser afastada preventivamente e o Michel Temer vai assumir provisoriamente, até a votação final.
Mas se o Temer também sofrer impeachment, pela lei, deveria haver novas eleições. Mas eu duvido que vão fazer isso. Vão colocar o Cunha no lugar. Esse Congresso passa por cima da lei toda hora mesmo, não seria nessa hora que eles iriam cumprir.
PSTU considera Euromaidan uma revolução popular. Não.
Sad but true.
...
dont really get the reference, but i guess it has something to do with vietnamese labor being exploited
anyways
triggurud
is the vicepresident for or against dilma?
Totally against. Michel Temer has been plotting against her for a while now.
If you a have an ally like that, who needs enemies…
BUMP.
What do you guys think of general elections? That something we can fight for?
I see Paulo paim(PT) defending this hypothesis.
BUMP.
Mas alguem acha horrível a forma que a mídia internacional retrata essas tretas internas no Brasil?
Eu acho que tá prevalecendo uma narrativa onde a Dilma e o PT são singularmente corruptos, são os candidatos "do sistema" e que o que está acontecendo agora é meio que uma "primavera brasileira" ocorrendo através dos mecanismos políticos legais.
Eu sinto que a situação brasileira é algo que só uma minoria dentro do brasil entende.
Isso não é novidade. A mídia internacional é uma ferramenta da burguesia, esta que tem interesses em nosso país
Eu acho que às vezes é mais falta de informação do que más intenções. Guardian é um exemplo.
Hive mind
Como assim?
hotwheels fucked up my posts.
Não sou o quotado:
theguardian.com
jornalggn.com.br
Also, o der spiegel publicou algo na mesma linha.
Eles são jornais com um viés social-democrata. É óbvio que eles seriam contra a retirada de um governo na mesma linha deles. Não significa que eles não são a burguesia também
To só falando que tem certos segmentos da mídia internacional que definitivamente possuem gente pro-PT mas até eles costumam só repetir o "senso comum" ao invés de fazer uma análise análoga ao que a mídia de esquerda no Brasil faz.
wew
What do you guys think of Brasil Wire?
...
Can anyone explain how power works in brazil, in a way that the president can't just stop the impeachment?
We have our porkies, like any other country.
We have a presidential """"democracy"""", like many countries.
Congress, in both state and federal level and a Senate.
Executive, Judiciary and Legislative branches of the government.
The impeachment process is going through the Legislative, so thanks to the separation - the Executive can only sit and watch.
I guess. Polite sage.
Forgot your tankie flag
Our system has been informally called "presidentialism of coalition". You have a direct elected executive President with a fixed term, but also a multi party, highly fragmented Congress (see en.wikipedia.org
The lower house follows a open list proportional representation system, but most of the parties represented don't follow a ideology per se (despite most of their members being morally conservative), working more as coalition of local oligarchs than actual political parties. During elections, Brazilians focus all of their attentions on the presidential elections, often not caring much about legislative elections and campaigns for Federal and State Deputies are highly focused on individual persons, instead of actual party politics (I think there were more than 1000 candidates in São Paulo state). This results on a Chamber of Deputies composed of local oligarchs which only care about their own personal interests and their immediate electorate (pork barrel politics), with little or no regard to party politics. Combine that with millionaire campaigns financed by big companies and you have the recipe for a disaster. Also, a ridiculous electoral law that able that parties form different electoral alliance in different states, making focusing in party politics even more confusing. You can have PT allying with PCdoB and opposing PMDB in São Paulo state, while it allies with PMDB and opposes PCdoB in Maranhão, while allying with both in Alagoas.
For a president to actually govern, he still has to have an majority on the parliament, or he simply doesn't govern, and having a majority in this situation means distributing posts on government to parties and party factions that are willing to sell out. If government's parliament base drops to under 1/3, any slip and he'll surely face a impeachment. And it doesn't matter if he has committed a crime or not, thanks to an ambiguous impeachment law that still comes from a previous constitution and a right-wing and elites having no regards to liberal democracy.
Basically, we have the problems of presidentialism combined with the problems of parliamentarianism, combined with a colonial-minded elite who does not want to lose its power.
I also blame PT for not caring about legislative elections and "outsourcing" their political forces to their instable power-hungry "allies". My state sends 9 deputies to Brasilia, instead of forming a center-left electoral alliance and building their own candidacy to state government (federal and state elections happen at the same time), they decided to enter a mega-coalition supporting the son of a nationally relevant oligarch (Renan Calheiros), supporting Fernando Collor for senator (yes, that right-wing ex-president that was impeached for corruption) and sending only one candidate to federal deputy in this mega-alliance (he got elected, fuck you Paulão you damn opportunist).
Actually this impeachment process is clearly illegal. But the amazing thing is that most people don't seem to care much about it. Brazilian people are not exactly known for their respect to the laws.
Well, believe it or not, in the US, Bill Clinton also almost received an impeachment just because he had that affair with Monica Lewinsky. That would be pretty ridiculous if it actually happened. But I'm not exactly an expert in US laws, so I don't know if it would be illegal or not.
podemos.info
Podemos released a note repudiating the coup.
podemos.info
Podemos released a note repudiating the coup.
youtube.com
Based Freixo
Bolsonaro é a nata do que tem no congresso.
Antes quero um protofascista honesto do que 1000 neoliberais "razoáveis" de discurso pronto.
Eu não quero nenhum dos dois.
Ok, Nazbol.
...
O pior é que o PMDB era o principal partido na luta contra a ditadura militar. O partido que era o principal na luta pela democracia agora se tornou o principal na luta anti-democrática.
O Tancredo Neves era o líder da luta pela democracia. E agora o neto dele é um dos principais líderes a favor do impeachment. O FHC chegou a ser preso e torturado. E agora ele desconversa quando alguém critica esse pessoal que pede a volta da ditadura militar. Só pra ver como que político nenhum presta.
Outra coisa "maneira" de se ver são esses movimentos tipo o MBL e gente que se diz "anarco"-capitalista, mas que apoia o golpe, e que apoia gente como o Bolsonaro e a ditadura militar. Porque a ditadura militar era super anarquista, né? Bolsonaro também, totalmente anarquista.
Eu não sei como alguém acredita de verdade nesse meme.
Eu não sei como alguém acredita de verdade nesse meme.
Eu não sei como alguém acredita de verdade nesse meme.
Eu não sei como alguém acredita de verdade nesse meme.
What else to expect from """"anarco"""""capitalist except being cucks for Fascism.
That's all their ideology can offer. A private Boot (TM) that he can buy someday. It's just a prank Capitalism, bro!
We're doomed.
O PSOL também, infelizmente o jeito é um novo partido.
Secundado, infelizmente essa traição de ideais é um evento recorrente, é só olhar o Serra, o Dirceu, a Dilma, o PT, o PSDB…
Parece que todo partido e todo o político alguma hora vai virar a casaca.
O que me traz a pergunta, qual garantia nós temos que o próximo partido de esquerda que, por acaso, venha a ganhar uma eleição presidencial, não se torne um novo PT?
Speaking of Ukraine, were the fuck is Ukranian left?
There never was one?
O que vocês pensam do PSTU?
Refira-se à >>655097
Avaliem a análise destes trotskyistas sobre a situação política do Brasil:
wsws.org
wsws.org
O MNN (movimentonn.org) faz análises similares (já que também são trotskyistas).
O pior é que eles parecem ter mesmo razão.
O PT, como todos os outros partidos, virou um partido burguês e traiu a classe trabalhadora.
Trots gonna Trot.
Às vezes eu me pergunto se as pessoas que gostam dessa narrativa do "partido tal se vendeu, virou instrumento da burguesia, traiu a revolução!" sequer escrevem os próprios artigos ou se tem um gerador online onde você só digita o nome do partido/político e ele escreve isso pra você, porque parece ser literalmente a mesma coisa sendo repetida de novo e de novo.
Also
Vergonha alheia.
Não conhecia esse MNN, mas do Facebook deles:
Obrigado pela indicação, eu sempre quis conhecer grupos assim pra dar umas risadas
not even once
Esse é que é um dos principais problemas da esquerda. TODOS os partidos socialistas, em qualquer país do mundo, sem exceção, viram capitalistas com o passar do tempo depois que entram no governo.
Acho que isso tem muito a ver com corrupção. No fundo, 99% das pessoas são corruptas, então no final das contas elas sempre vão tender para o capitalismo.
Como vocês imaginam que seria um governo com o Bolsonaro presidente?
Isso tem mais a ver com a guinada ideológica, no caso do PT que mudou com o tempo. Se o Lula fosse eleito em 1989 eu acredito que o PT seria extremamente social democrata. Infelizmente não aconteceu.
Por isso houve o racha dentro do PT, quando eles resolveram fazer a reforma da previdência, resultando na formação do PSOL.
Um amigo meu me disse que é bem notável a mudança de posição do PT se você for lendo as resoluções dos Encontros Nacionais/Programas de Governo durante o passar dos anos, mas eu pessoalmente nunca li.
Queria muito que a esquerda ao invés de reclamar que partidos políticos não estão sendo "de esquerda o bastante" tentassem entender que tipo de organização e ação social possibilita reforma em primeiro lugar.
Cruzar os braços e reclamar é fácil, mas é preciso entender que capital político pra partidos de esquerda é algo extremamente complicado e difícil de se obter, porque enquanto políticos de centro e direita tentam alcançar poder com influência de capital, políticos de esquerda buscam obter poder pela influência de movimentos sociais, sindicatos, grupos estudantis, organizações de pesquisa e influência de opinião pública, acadêmicos, burocracias, etc. É todo um tecido social que vai diretamente influenciar não só as nossas chances nas eleições, mas também a capacidade de executar reformas lá de dentro. Se a influência dessa rede sobre a sociedade cai, ou o partido cai junto ou busca apoio de formas tradicionais de poder (ou seja, capital, às vezes instituições religiosas, aparato militar, etc) pra preencher o vácuo.
Isso é basicamente a história de todos esses partidos socialistas que você descreveu. Eles fazem uso das instituições de esquerda pra entrar na política e lá dentro se justificam pela ação da esquerda nas ruas. Sem isso, eles não tem por onde se manter no poder. Se todas as pessoas que reclamam do PT ter traido o movimento e blá blá blá tivessem buscado contribuir pra esse aparato, o PT teria tido meios materiais de se manter na esquerda por muito mais tempo.
I guess the word is pretty much the same in every language then .
Foi o PSTU que foi formado antes, não? Acho que o PSOL se formou por causa de um racha no PSTU.
Mas essa história sempre se repete, não é só o PT. Se o PSOL ou o PSTU por alguma mágica elegessem um presidente, logo depois eles iam começar a fazer as mesmas coisas. Se até o Partido Comunista da China virou capitalista, até o Partido Bolchevique virou, não ia ser com o PSOL e com o PSTU que seria diferente.
Um dos grandes calcanhares-de-Aquiles da esquerda é a mídia. Porque a mídia é quem dita qual vai ser a opinião do povo, e sendo ela formada e financiada por empresas, consequentemente ela sempre vai ser capitalista.
Com a internet a situação deu uma melhorada, porque qualquer um pode montar um site. Por outro lado, pessoas de extrema-direita também passaram a ter mais espaço.
Mas até na internet, também existe uma concentração de notícias políticas em torno de sites como o G1, Folha de S. Paulo e Veja, que têm uma quantidade de acessos muito maior do que outros sites.
Concordo e acho que a forma que a gente usa a internet é vergonhosa. A direita tem muito mais influência na maioria dos espaço pra debate online, é muito mais vocal em mídia social e possui páginas muito bem elaboradas (e financiadas) como o Instituto Mises, pro qual a esquerda não tem resposta nenhuma.
Nós deixamos eles ficarem com a grande mídia e a mídia grassroots.
Acho que é um partido que toma diversos erros de estratégia e posições levados por um esquerdismo infantil, apesar disso é um partido focado nos trabalhadores, e da esquerda, é o que tem a maior representatividade entre eles e também o que tem maior potencial de expandi-la, mas mesmo assim não o vejo concretizando esse potencial ou superando os erros do PT, pelo contrário.
O segundo é uma boa analise do que está acontecendo, o primeiro é pura merda.
Quanto ao MNN, eu acho engraçado como esses partidos vivem chamando os outros de burgueses mais eu nunca vi eles na periferia.
O PT sempre foi um partido burguês, ele sempre pregou uma conciliação de classes, a questão é que a esquerda está fragilizada, e se o Temer virar presidente ele vai impor uma agenda muito mais neoliberal que o PT e nós não vamos ter força para derrubá-lo.
Há mecanismos constitucionais que impedem toda mudança mais radical, some a isso os atores comprados e a mídia e você tem um cenário impossível de mudar por dentro, só restando a recapitulação.
Acredito que em relação aos outros partidos você possa estar certo, mas o PT abriu mão de qualquer reforma mais a esquerda na carta aos brasileiros, ou seja, antes mesmo de ser eleito.
Also, acredito que uma grande questão hoje é falta de representatividade dessas organizações.
Sim.
Não, como o outro anão falou, os fundadores do PSOL saíram do PT por causa da reforma da previdência.
Isso, um milhão de vezes isso, é só entrar em algum fórum ou comunidade que não seja explicitamente de esquerda e você vai ver que a maioria é direitistas, é incrível, mas a direita conseguiu estabelecer uma hegemonia na internet de uma maneira gramscista, ela pegou os elementos mais conservadores da nossa sociedade e construiu uma argumentação a partir deles.
Eu acho que com a internet a situação piorou e muito.
É muito fácil inventar um monte de mentiras, meias verdades e memes e a direita tem uma máquina de criar um monte de touro bosta que parece verdade pra qualquer um que seja ignorante e não conheça história, política, economia, etc, o que infelizmente é a maioria da população devido a péssima educação do país.
Quando você vê que tem um monte de gente que leva a sério uma criatura como o Olavo de Carvalho você percebe o quão feia a coisa está.
Mas a internet nos permite criar espaços dedicados a desmentir essas coisas. Nós estamos no mesmo "nível", é só questão de qual lado se dedica mais.
Já na época do monopólio da grande mídia era diferente, quando ela mentia não tinha nada que você podia fazer.
Então esse artigo vai te matar de rir.
psol50.org.br
Em fóruns de internet sempre vai ter mais gente de direita, isso é inevitável. Quem é de esquerda, na maioria dos casos, são as pessoas mais pobres, e quem é de classe média e de classe alta quase sempre vai ser de direita. E quem mexe mais em internet é justamente quem tem mais dinheiro; quem é mais pobre não costuma nem sequer ter assinatura de acesso à internet em casa.
Além disso, quem é riquinho e não precisa trabalhar, seja porque é sustentado pelos pais, ou porque só vive de renda, é justamente quem mais tem tempo pra ficar o dia inteiro de bobeira na internet.
O que foi, anão? Não gostou de ser redpillado e rivotrilado pela Sonserina, que está sempre mandando a real contra judeus e toda a escória Grifinorista?
He is all right, the issue is the fucking deputy chamber most of the fuckers there are not even the most voted, just carried by the super deputy votes basically.
So even if he get elected he wont be able to nothing with the fucking evangelists and extreme right wingers infesting the chamber.
A respeito do tópico PT é um cancer, mas não pode ser removido neste momento, uma vez que a esquerda (como sempre) está ocupada com conflitos internos entre si e até agora nos 45 minutos do segundo tempo não se organizou de forma coerente para uma nova esquerda no qual consiga dar replace nesse lixo neoliberal e evite que o PMDB , PSDB e os religiosos da extrema direita assumam o poder.
Vivemos um momento extremamente complicado.
Uau, ate parece que o estado é uma entidade intrinsecamente aliada ao poder capitalista, como se tivessem uma relação simbiotica ou qualquer merda
Quero fazer amor fervoroso contigo anão do senso comum.
Man, we live in a new era now.
Gostei desse vídeo aqui, falando sobre as acusações para o impeachment.
Cabelinho feio pra garai da mulher, mas tá valendo.
O Renan Calheiros tá querendo mudar o regime de governo pra parlamentarismo, ou então convocar novas eleições pra presidente em dezembro. Muito provavelmente nenhuma das duas opções é sequer legal, mas ultimamente tudo anda tão loko que nem faz mais diferença.
Por incrível que pareça, se tivessem eleições esse ano, provavelmente o Lula que ganharia (e depois no ano que vem ele sofreria impeachment também, hue).
Olha só essa capa antiga do Globo. Naquela época, vários jornais e revistas chamavam a ditadura militar de Revolução.
O legal é que há pouco tempo atrás a Globo pediu desculpas por ter apoiado o regime militar…
…e agora, uns 2 anos depois, chega e já começa a apoiar outro golpe.
Edilson Silva é um liberal oportunista, obrigou o PSOL de Pernambuco a se aliar com o PMN só pra passar o quociente eleitoral, vive sendo criticado pela ala mais ativista do partido em Pernambuco (aquela ligada a movimentos como o Ocupa Estelita), não sei como continua com tanto espaço dentro do partido.
Se a Construindo um Novo Brasil é o "PMDB do PT", a Unidade Socialista é o "neo-PT do PSOL"
A rejeição dele tá muito alta, user. Ele não sobrevive ao segundo turno (a não ser que seja contra o Bolsonaro).
Alguém aqui sabe de algo da organização interna da Rede? Sabe se existem tendências internas (como no PSOL e no PT) e se existe alguma mais a esquerda?
Já comi ela em um mochilão pela FDR - UFPE.
Teve uma parte da Rede que inclusive já até saiu do partido quando eles fizeram a aliança com o PSDB no segundo turno. Essa turma que saiu já está montando outro partido, o Movimento Raiz Cidadanista.
Mal dá pra acreditar que o Michel Temer vai virar presidente. Se fosse em eleições, nunca que ele ia conseguir ganhar. Pior é que a mídia há anos sempre adota esse tom apocalíptico nas notícias, pra dar a impressão de que o país está desmoronando, mas assim que o Temer assumir, eles vão adotar outro tom, pra dar a impressão que a situação deu a maior acalmada, de uma hora pra outra.
Não estou muito por dentro dessas correntes dentro de cada partido, mas de vez em quando eu acesso a página da Articulação de Esquerda do PT. Tem umas coisas interessantes pra ler na parte de publicações deles.
pagina13.org.br
Vi por aí que o pessoal do Raiz Cidadanista fez filiação democrática com o PSOL, inclusive vão lançar uma chapa para prefeito de São Paulo com a Erundina e o Ivan Valente (que é da APS).
Falando em tendências internas, alguém sabe se o MRT (lel) conseguiu entrar no PSOL?
Ah, nem quero saber também. No fundo todos os partidos novos são formados porque algum político queria ter mais poder dentro do partido dele ou queria ser candidato a algum dos cargos principais, mas não conseguiu.
O PSDB surgiu porque o FHC queria ser um dos principais dentro do PMDB mas não conseguiu, porque as lideranças eram o Ulysses Guimarães e o Tancredo Neves. Daí ele chamou uma turma, saiu e fundou o partido dele.
O Rede Sustentabilidade foi fundado porque a Marina Silva queria ser candidata a presidente pelo PT, mas o PT não quis. E o PV é um partido pequeno, com poucas chances de crescer de uma hora pra outra.
O Movimento Raiz Cidadanista é o jeito que a Erundina achou de ganhar mais destaque.
O PSOL provavelmente surgiu porque a Heloisa Helena queria ter o partido dela.
O Kassab saiu do DEM pra fundar o partido dele também.
E por aí vai.
BOLSONARO 2018
PSDB surgiu como uma plataforma de "Terceira Via" à brasileira, saído de um PMDB (que já na época era um vale tudo ideológico). Na prática, tinha de sociais-democratas (Bresser-Pereira, Covas) a democratas-cristãos (Montoro). Foi só chegar no poder e virou full-porky
Nope, surgiram de movimentos cujas lideranças foram EXPULSAS do PT por votar contra a reforma da previdência neoliberal do início do governo Lula, que nem era bandeira do PT pra início de conversa.
Já existia bem antes da Erundina se aproximar deles, acho que se chamava "Avante!" e tem origem em grupos ecossocialistas que saíram da Rede depois que a Marina Silva apoiou o Aécio no segundo turno das últimas eleições, mas parece que já havia uma treta desde que o grupinho da Marina começou a se aproxmar de banqueiros, empresários, economistas neoliberais e do setor neoliberal do PSB. A Erundina era da esquerda do PSB, teve desentendimentos com a Marina durante a campanha eleitoral e saiu do partido quando viu que esse setor neoliberal estava tomando conta do partido. Acabou que, durante o período de "filiação democrática" da Rede dentro do PSB, ela teve mais contato com esse setor à esquerda da Rede que acabou virando o Raiz.
Quanto a Rede, é por aí. Marina ficou irritada porque o Lula escolheu a Dilma para ser sua sucessora e quis se candidatar a presidente a qualquer custo. Primeiro tentou pelo PV, na época já mais um desses partidos de aluguel, juntou um grupo fiel dentro do partido e depois foi fundar a Rede. Não conseguiu o registro e ficou no PSB por um tempo.
PV de verde só tem o nome, ouvi dizer que tem deputado defendendo até fracking. Eduardo Jorge foi uma exceção (e no fim, acabou aderindo a onda anti-esquerda), o partido é só mais um desses fisiologistas.
Quanto ao Kassab e o PSD, é bem isso. É basicamente um PMDB2.
O problema é que parece que todo mundo quer uma espécie de "solução divina", um novo Getúlio Vargas, um "ditador benevolente" que caia dos céus e esteja acima do bem e do mal e "governe corretamente". Tanto à esquerda quanto à direita.
O que vocês acham do Mauro Iasi? Acomapnharam o butthurt que ele causou na direita por recitar um poema de Brecht?
Bertolt Brecht? Baixei uns PDFs de algumas peças de teatro dele recentemente, A Alma Boa de Setsuan e umas outras, mas nem sabia que ele era tão famoso assim.
Já Mauro Iasi, confesso que nem sei quem é.
Sim, do Bertold Becht. revistacidadesol.blogspot.com.br
Mauro Iasi é do PCB, foi candidato a presidente pelo partido nas últimas eleições. Escreve alguns artigos interessante, dá pra achar no blog da Boitempo.
exame.abril.com.br
oglobo.globo.com
GREVE GERAL JÁ
Em outro assunto, Roberto Freire merece 1 milhão de anos num Gulag politica.estadao.com.br
Hay que temer a Temer
Somebody kill me already. I can't deal with people supporting Temer and Bolsonaro anymore. It's too much stupidity.
interessante.
youtube.com
Todo mundo sabe que a esquerda brasileira só tá caindo pois parece que fechou os olhos pros desempregados e pra crise. O que teve de esquerdinha liberal dizendo que a crise não existe nos anos anteriores, não foi pouca coisa. O povão não liga pras explicações mais elaboradas, eles só querem alguém que resolva seus problemas, e não ideologias. Se aparece alguém, por mais idiota e ignorante que seja, mas com proposta de resolver os problemas da população, essa pessoa irá ganhar votos.
Aqui em Manaus, um povo ignorante, que obviamente sofre de preconceito vindos da parte do Sudeste, 100% dos deputados votaram "SIM" ao impeachment, e todo mundo aqui comemorando. A Zona Franca de Manaus está sucateada por causa da crise, e até o proletariado fodido e agora desempregado de lá, cogita votar em PSDB e Bolsonaro, pois têm mais influencia e parece não ignorar os problemas dos desempregados.
Repito: o que matou a esquerda brasileira foi o descaso com o trabalhador nas questões realmente úteis. Vocês sabem que o forte da direita é apelar pra "família" e pra valores, como vimos na votação do impeachment, e agora com esses movimentos sociais, mais um povo manipulado, a esquerda mainstream fora da realidade, foi receita perfeita para esse golpe.
Meus amigos, sair de vermelho aqui em Manaus é pedir pra levar porrada. E nem apostem muito no PSOL ou nesses partidos New Left, pois o PT só conseguiu poder pois focou mais na parte sindicalista e do trabalhador, coisa que o brasileiro tá interessado. Vamos ser sinceros, apelar para as outras minorias só vai conseguir voto de universitário SJW.
Aquele momento quando Stalinistas fazem mais sentido pra voce do que a maioria da esquerda "moderna"
Falando em esquerda universitaria SJW, minhas relaçoes com essa galera tao caindo aos pedaços com essa crise politica.
Todo estudante que eu vejo falando "fora todos", falando de reformistas/governistas ou de leis anti-terrorismo eu tenho vontade de dar um tapa.
E é pra dar tilt mesmo na cabeça deles mesmo.
É uma óbvia submissão à pressão dos amiguinhosrsrs e pessoas que eles vêm no dia-a-dia. O que essa esquerda precisa entender, é que o povão é facilmente manipulável, e basicamente o que foi falado aqui:
Percebe que o Bolsonaro nem consegue chegar perto de mencionar o trabalhador em seus discursos, só foca em "hurr durr gomunismo e viado", o que está dando falsa esperança ao povão sem acesso à educação daqui.
Certas coisas eram tão simples de serem resolvidas antes. Bom, esperem o PSDB no poder por 6 anos até 2018, e vamos ver como a esquerda se mantém.
Ouví dizer que o Temer quer privatizar tudo.
O povão tá comemorando pois como esquecem as coisas rápido, caíram no conto do neoliberalismo. Quero ver quando tudo ficar caro, daí vão chorar pra esquerda novamente.
Não vai. Essas próximas eleições serão do PSDB, ou até mesmo do Bolsonaro, se a esquerda se mantiver conivente a crise.
I have not seen any news about our Army's position on all of this.
I wonder what the top officials are thinking, planning to do…
Maybe they will support, indirectly, Bolsonaro? Kinda scary tbh
Abandon all hope, ye who enter here:
ponteparaofuturo.org.br
Putz, esse processo de impeachment não termina nunca. A sensação que dá é a de um estupro demorado e doloroso. Quero ver o que o Temer vai fazer nesse período de presidência provisória, aquela raposa velha.
Tem um pessoal de direita que é muito troglodita, pqp. Um dia desses eu fui na banca botar crédito no celular, tinha 2 clientes na minha frente. E todo mundo que ia comprar alguma coisa, o dono da banca ficava perguntando: "Em quem que você votou, hein? Foi no PT? Safado."
Quando chegou a minha vez foi a mesma coisa, ele não parava de falar. Eu só fiquei quieto, mas o maluco continuou xingando até depois que eu já tinha ido embora. Tem lugar que não dá nem pra sair de camisa vermelha, virou um Pogrom essa droga.
Actually, Macri did more in four months than CFK in four years.
Saco todo empoeirado,
Clássico
E postando Zizek ainda.
Quantas camadas de ironia um tankie usa?
Um dia desses eu fui banido do 55chan, e o motivo que o moderador deu no formulário lá, foi que eu era um "esquerdopata".
Depois de alguns dias eu voltei. Entrei numa discussão com um maluco, e na hora que eu ia botar o post mais importante, o moderador me bane de novo. Ao invés de me banir por causa do post mais recente, ele me bane por um post mais antigo, possivelmente pra ninguém ver que eu tinha sido banido. E o pior é que o outro muleque ainda botou uma mensagem do tipo: "E agora, destruí o teu argumento e você não sabe nem o que responder, né?" Deu totalmente a impressão de que ele tinha ganhado o "debate".
Não gosto do Bolsonaro, mas nem gosto de ninguém da esquerda também, essa é que é a verdade. Esse pessoal tipo Jean Wyllys e Luciana Genro me deixa fora do sério.
Sem contar o sectarismo. Por exemplo, pra que esse pessoal do PSOL precisou criar um partido novo? Por que não entrou no PSTU? E pra que a Erundina vai entrar num partido novo? Existe necessidade disso? O pior é que ela ainda tem a cara-de-pau de ficar falando: "Não, mas os outros partidos são apenas sopa-de-letrinhas. O meu partido novo não, ele é altamente ideológico, é totalmente outro caso". Ah, vá.
E todo político sempre tem que ficar repetindo essa ladainha de "ah, mas homofobia, gordofobia, fascistas que batem na esposa". O Freixo, no final desse vídeo mesmo, fala umas coisas nesse estilo. Acho isso tão cretino. E eu sou socialista, então eu sei quando o discurso faz sentido e quando é pura cretinice. A Dilma por exemplo, nas últimas eleições, só porque o Aécio tem a mania de ficar apontando o dedo durante os debates, ela começa a falar que aquilo é prova de que ele bate na esposa. Eu odeio o Aécio, mas fazer uma acusação desse tipo é ridículo demais. É desse vitimismo cínico que eu tô falando.
...
Primeiro porque PSTU não tinha na época e agora muito menos, capacidade ou vontade de peitar ninguém. Era e é um partido domado.
Sobre sectarianismo, bem-vindo à esquerda amigo. É assim que sempre desde os tempos de Marx.
E eu não vejo cretinice nenhuma em eles se usarem de ataques pessoais junto com criticas embasadas. A direita e os neocons são bons em ataques pessoais mas não críticas embasadas. Pessoas como Freixo fazem ambos bem. Vitória em todas as frentes.
isso.
ay lmao
Galera, e em 2018?
To realmente pensando no Ciro.
Eu tava pensando em fazer um pacto com a Satan-poster…fazer uns rituais ai…
e reviver pic related
Intentona Comunista de 35
NEVER FORGET
Lets face it, we are completely doomed. Only Machiavelli can save us.
Não sou o quotado, mas antes fosse, pelo menos depois que acabasse poderíamos ter uma herança a defender, como foi com o Getúlio.
E o bolsonaro não ganha, se o Psol perde no primeiro "pelo direito ao aborto! ", ele perde no primeiro "Bolsa-familia é coisa de vagabundo!"
E ele ou o Lula em 2018, o que tiver melhores chances, mas acho ele mais preparado.
Also, montaram um board no BR, frequentem lá também, /1917/.
Pra mim, ficar falando em cassar o mandato do Bolsonaro é tanto golpismo quanto querer o impeachment da Dilma. Bola totalmente fora da esquerda.
O Bolsonaro faz parte da direita antiga, conservadora, e autoritária também. E essa direita ao mesmo tempo era meio nacionalista, não existia naquela época essa sanha de querer privatizar com tudo e de entregar tudo para empresas estrangeiras.
Só que a direita atual é diferente. Ela é totalmente neoliberal, então ela fica pressionando o Bolsonaro nessas questões econômicas. O Bolsonaro tem até mudado o discurso dele por causa disso recentemente, mas não dá pra saber direito se é só pra agradar a esse eleitorado jovem, ou se é uma mudança de posição de fato.
Meu medo de eleger o Lula é passarmos por outra merda dessas depois dele ser eleito. Sei que parece improvável, mas convenhamos, até o presente golpe parecia improvável ano passado.
Ciro está com os flancos mais bem protegidos.
O Getúlio Vargas era integralista? A impressão que eu tenho é a de que os integralistas eram contra o Getúlio, na verdade.
Mas nas próximas eleições pra mim já tá decidido, eu vou votar no Ciro também.
Sério? Blz, vou dar uma conferida.
...
G.V. nao era integralista.
Concordo, e o Ciro é bem mais articulado, ele conseguiria rebater a mídia com muito mais êxito.
Não era, mas o integralismo era/é uma espécie de nacional-sindicalismo religioso, ou seja, eles defendem uma expansão do setor estatal e de direitos trabalhistas. E eles apoiaram Getúlio, que depois de ganhar a eleição os colocou na ilegalidade.
Foi no Estado Novo que os integralistas entraram pra ilegilidade; assim como todos os outros partidos políticos. E o G.V só seria eleito após a presidencia do Dutra.
Getulio ainda atirou em uma galinhas verdes no Levante Integralista. Never forget
Por que chupam tanto as bolas do Getúlio? O que ele fez por aqui foi uma reforma antes que se criassem as condições para a revolução. Salário mínimo nivelou por baixo os salários, uso do imposto e dos fundos dos institutos de aposentadoria e pensão (que vale lembrar todo vem dos trabalhadores mesmo com contribuição tripartite) para infraestrutura em favor do capital. Ele mandou deportar vários trabalhadores estrangeiros por terem mais conhecimento da luta trabalhista e do comunismo em si para que não organizassem os trabalhadores. A criação dos sindicatos todos pelegos (se não me engano tinham 3 "cadeiras" uma para representante da categoria/empresário/estado).
Enfim, ele era um capitalista nacionalista, o que é menos pior que os vendidos para a burguesia externa, que abriram as pernas do país. Acho que isso só demonstra como o Brasil é carente de figuras esquerdistas, provavelmente o maior "revolucionário" da nossa história foi Tiradentes.
Não é que se "chupa" as bolas dele. É o fato de que, na historia do Brasil, é dificil encontrar um líder político, ou mesmo uma figura politica, que conseguiu tanto apoio das massas. Só observer o clima na sociedade brasileira no pre/pos suicídio (manifestações do campesinato, dos operarios and so on).
Eu diria que o maior "revolucionário" brasileiro foi Prestes.
Mas ainda assim, concordo que é uma carencia do Brasil. A esperança da esquerda era que o Lula fosse essa figura… mas ai né, pleo amor de Deus.
Oh, wow.
Verdade, eu me confundi, eles apoiaram o plano cohen se eu não me engano.
Você respondeu a sua pergunta no seu mesmo post, gostando ou não, Getúlio foi o cara que fez mais reformas a esquerda, e concordo com você, o Brasil é carente de figuras de esquerda.
O que mais me deixa impressionado é como se chegou a tal ponto, hoje é impensável fazer uma greve geral, os sindicatos não tem força alguma e isso vem desde da época do GV, sendo que entre 1917-1918 houve greves gerais e insurreições, como os trabalhadores se desorganizaram tanto? Como as agremiações e organizações de classe perderam tanta representatividade?
Peguem uma carga deste classcucko.
Meu esporte favorito é entrar e esquerdar pra caralho pra ser banido. Ai eu evado o ban em 10 segundos porque estes filhos da puta não servem nem pra banir direito, e continuo a esquerdar e enfrentar os mods e os sonserinas doentios.
É uma delícia vê-los se contorcer de raiva por não poderem se livrar de mim.
Bolsonaro é nova direita meu amigo. Foi eleito e prontamente se torno pró privatização